Marketing Olfactivo


A ideia de influenciar os comportamentos através de estímulos olfactivos tem milhares de anos, criou mitos, promoveu a corrida em busca da “melhor” fragrância, da mais enigmática, da mais ousada. Mesmo grande parte dos animais irracionais utilizam o nariz como ferramenta, quer para caçar, quer para detectar potenciais perigos que são identificados pelo aroma que em muitos casos são detectados a centenas de metros.

Certo é que neste tema existem duas “coisas” que não podemos dissociar uma da outra, o nariz e o aroma.

Hoje em dia o uso de aromas está enraizado na nossa cultura sendo utilizada de uma forma pessoal passando pela aromatização de ambientes diversos como a nossa casa, lojas, ginásios, restaurantes, indústrias, etc.,




Marketing Olfactivo é uma ferramenta de marketing, que procura criar uma estratégia de Marketing multi-sensorial. Este conceito cria ambientes agradáveis que proporcionam ao consumidor um sentimento de bem e satisfação. A ideia de levar o consumidor a associar uma marca a um determinado cheiro, criando assim algo a que poderemos chamar de “logótipo olfactivo” ou “marca olfactiva”.Existem alguns estudos que revelam que as pessoas recordam mais facilmente os odores do que as imagens, concluí-se também que, à distância de um ano, um aroma é reconhecido em 65% dos casos, enquanto uma imagem é reconhecida em 50%.
Neste sentido já várias marcas tentam relacionar os seus aromas com o produto, marca ou o local, exemplos disso são:
Exemplos práticos de Marketing Olfactivo:

  • A Sony espalha, nas suas lojas, um aroma de baunilha e tangerina;

  • Nos Hotéis Sheraton é difundido um aroma de jasmim, cravinho e figo;

  • Nos Hotéis da cadeia Doubletree é difundido um cheiro tipicamente americanizado de biscoitos de chocolate;

  • A Fantástio (cadeia nacional de acessórios de moda), tem prevista a aromatização dos seus pontos de venda. Em colaboração com a Biomist (empresa nacional inovadora neste conceito de Marketing), a Fantástico procura criar um logótipo olfactivo com um aroma quente, jovem e muito envolvente





As vantagens nesta técnica são evidentes, alem de criar bem-estar a quem está exposto ao aroma fazendo aumentar o tempo de permanecia no local, pode também associar o aroma ao local ou produto.



Existem algumas desvantagens, como o aroma pode não agradar a todos, mesmo que seja um potencial cliente. Outra desvantagem pode ser alergias provocadas pela essência, pode também não surtir o efeito desejado se o potencial cliente estiver constipado. Coloca-se em causa se eticamente é correcto tentar alterar o estado emocional dos potenciais clientes.


(Fonte: www.dn.sapo.pt/2006/11/29/economia/seduzir_consumidores_marketing_olfac.html)

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