Punk Marketing


Segundo Richard Laermer e Mark Simmons autores do livro Punk Marketing definem entre outras coisas o Punk Marketing como uma maneira diferente de se fazer as coisas. É uma filosofia que rejeita as verdades estabelecidas e que parte da premissa que agora é o consumidor (não as marcas) quem “manda”
Richard Laermer e Mark Simmons vão mais além e um pouco à “lá profeta” Segue-se: “não ceda aos clientes”; “não seja controlador”, “nunca perca a honestidade”, “crie inimigos”, “deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca”, “pense à frente dos rivais”, “não se deixe iludir pela tecnologia”, “mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas”, “comunique com simplicidade”, “aposte sempre na qualidade”, em detrimento da quantidade, “use novas ferramentas de marketing” (por exemplo, os blogues ou os “social networking sites” como o MySpace, You Tube, Facebook ou Second Life) e, por fim, “interrogue-se constantemente” e não receie a mudança.


Os autores defendem que esta mudança do poder para os consumidores é uma revolução.

Quando decidi pegar neste tema não sabia o que ia encontrar, mas fiquei bastante curioso pelo nome atribuído, realmente deixa as demais técnicas de comunicação retratadas neste blogue com um “ar” mais modesto (menos freak?). Na realidade encontrei algumas incongruências nas “profecias”, ora “o cliente é que manda” vs “não ceda ao cliente”, ora “use novas ferramentas de marketing” vs “não se deixe iludir pela tecnologia”, etc….


Depois das incongruências, chega a vez do ovo de Colombo, “comunique com simplicidade”, para isso não é necessário ser Punk, “nunca perca a honestidade”, Punk para quê?, “pense à frente dos rivais”, até Kotler diz isso!!!, e continuando por aí fora, isto ia dar “uma ganda bolta”.
Mesmo sabendo que todas as técnicas retratadas neste blogue têm um pouco umas das outras, a verdade é que no Punk Marketing a única coisa que encontro de diferente é o nome, no entanto, tentando ver uma “luzinha LED” ao fundo do túnel, posso compreender como vantagem a criatividade que é necessário empregar nesta “técnica” de comunicação, mas como desvantagem a criatividade desmedida pode levar a que a mensagem não seja compreendida ou seja mesmo repulsiva (tipo...calado dás um belo discurso)

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