Marketing Directo


Segundo (Kotler, 1985) Marketing Directo é a demonstração que qualquer meio de comunicação ou publicidade interactiva que possibilite a geração de uma resposta mensurável como um pedido, contacto por parte de um cliente.



O Marketing Directo comunica de uma forma directa e personalizada para compreender um conjunto questões que permitam identificar, conquistar e fidelizar os actuais e potenciais clientes. É uma ferramenta de marketing interactiva, sem intermediários, que privilegia o contacto directo com o público-alvo, englobando funções de distribuição e de comunicação. As principais formas de comunicação são o telefone e o e-mail. É evidente que o peso do e-mail tem tido um crescimento enorme, canalizando cada vez mais investimentos de marketing. A sua maior eficácia assenta na selectividade, interactividade e na mensurabilidade de resultados.
Esta técnica tem como principais pilares a divulgação da marca ao público-alvo definido, diminuição da dispersão de verbas publicitárias, obtenção de resultados mensuráveis, aumento de rentabilidades e assenta a comunicação no produto/marca.

Com exemplo deste meio de comunicação a famosa Marks & Spencer decidiu celebrar o lançamento da sua nova linha de roupa interior de uma forma “directa”: espalhou uma série de modelos devidamente “vestidas” pelas movimentadas ruas de Londres.

Vantagens identificadas são, permite transmitir informação e receber o feedback do mercado, custo inferior a uma rede de intermediários, provoca uma resposta rápida e imediata facilitando a medição da sua eficácia.


A principal desvantagem é a necessidade de uma base de dados actualizada onde estejam identificados o público-alvo a contactar directamente



(Fonte:http://prof.santana-e-silva.pt/EGI_estrategia_mk/trabalhos_07_08/marketing)

1 comentário:

anareis disse...
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