EndoMarketing



O Endomarketing existe dentro das grandes organizações para atrair o primeiro cliente, o cliente interno, o mesmo quer dizer todos os colaboradores, tentando com esta estratégia melhorar resultados da empresa, e por consequência atrair ou reter clientes externos.
Através desta atitude estratégica, tenta-se proporcionar aos funcionários uma noção da importância de um serviço orientado para atender os clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da organização, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorização e principalmente qualificação dos colaboradores, visando assumir responsabilidades e iniciativas, conhecendo todas as rotinas de serviço da empresa onde estão inseridos (BEKIN, 2004).
Na prática as organizações sem colaboradores satisfeitos terão muito mais dificuldades em conseguir transpor os obstáculos que vão surgindo no seu percurso de vida do que uma organização que mantém os seus colaboradores informados das suas linhas orientativas, dos seus projectos, das suas dificuldades, etc.


Nesta comunicação o melhor exemplo de quanto é importante o trabalho em equipa será no futebol, se a equipa não for coesa, não compreender o que o treinador transmite e não existir espírito de entreajuda ficará mais fragilizada em comparação com o “F.C.P”.




As vantagens nesta técnica de comunicação são enormes porque os colaboradores satisfeitos, são colaboradores proactivos, logo proporcionam a partilha de ideias e conhecimentos que podem ser fundamentais para o desenvolvimento da organização. A importância dada a outro pilar da empresa que é a carteira de clientes também sai reforçada neste tipo de comunicação.



A maior desvantagem é que não é fácil aplicar o EndoMarketing porque o factor humano é imprevisível devido a factores externos à organização, logo, exigente na forma e no conteúdo como é transmitido. Neste sentido, não conseguir passar este tipo de comunicação pode ser fatal para as empresas, i.e., não cumprimento de objectivos, clientes externos insatisfeitos e notoriedade negativa.


(Fonte: www.meiosepublicidade.pt/2006/07/28/Endomarketing/)

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