Marketing Viral



Segundo Graham (1999), Marketing Viral nada mais é do que criar mensagens virtuais que contenham conceitos absorvidos por pessoas que entrem em contacto com a mensagem. Tais mensagens devem ser poderosas o bastante para incentivarem os consumidores a passá-las, criando multiplicadores dessas mensagens.
O termo “viral” apresenta uma analogia ao processo similar da epidemia vírica, onde o “infectado” contamina o outro, disseminando o vírus. Em alguns casos esse vírus pode modificar-se e/ou multiplicar-se, agindo de uma forma mutante, i.e., vai sendo modificada à medida que vai sendo transmitida (quem conta um conto acrescenta um ponto).


A primeira acção bem sucedida de Marketing Viral conhecida foi utilizada pela Microsoft no seu serviço gratuito e-mails, o Hotmail em Julho de 1996, todos os e-mails enviados utilizando o sistema do Hotmail tinham em rodapé uma frase a promover o serviço de e-mail gratuito “Get your free e-mail at Hotmail”.

Com este tipo de meios vieram algumas associações negativas ao Marketing Viral utilizado a internet, o SPAM, o qual é associado a conteúdos publicitários de divulgação não solicitada, chegando a “entupir” as caixas de correio electrónico. Assim, facilmente se associa o Spam com Marketing Viral.



Seguindo o exemplo de Seth Godin no livro Ideavirus, se começarmos um programa com penas 10 indivíduos, e assumirmos que cada pessoa influencia outras 5, das quais metade fica interessada e influência os seus contactos, após 18 repetições, atingimos 58 milhões de participantes.
A maior dificuldade na utilização desta técnica é que não consegue controlar a propagação da mensagem. A sua cobertura e o tempo de propagação são variáveis e ficam fora de controlo. Quanto maior o interesse, menor o tempo de propagação e maior o número de pessoas atingidas.





O exemplo clássico é o Hotmail, um dos primeiros serviços a oferecer e-mail gratuito, onde quem tem um endereço de e-mail Hotmail, em rodapé vai anexada uma mensagem “tenha o seu e-mail gratuito”




Vantagens para está técnica assentam essencialmente na facilidade de propagação da mensagem com custos reduzidos. Utilizando a internet consegue transpor barreiras e tornar-se internacional. Se a estratégia for bem sucedida o retorno que advir daí poderá ser elevado.








A principal desvantagem é o baixo controlo que a organização tem sobre o que é transmitido de pessoa para pessoa podendo mesmo inverter totalmente a intenção inicial da campanha. Por isso, muitas empresas não arriscam em comunicar através desta técnica. A associação ao Spam também é outro aspecto negativo.



(Fonte:http://www.blogger.com/post-edit.g?ID=4079236985139910193&postID=3402056456145933199)

(Fonte:http://www.fa7.com.br/recursos/imagens/File/publicidade/Monografia_Bruno_avila.pdf)

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