Marketing Digital




Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, o marketing digital surge para oferecer uma nova dimensão à comunicação, vendas e relacionamento com o mercado. De acordo com Chleba (1999, p.18), estratégias de marketing voltadas para as tecnologias digitais vêm sendo desenvolvidas por uma série de empresas que têm visado a sua utilização para comunicação institucional e de produtos, em promoções, vendas on-line, serviço de atendimento a clientes, entre outras acções criativas implementadas com as novidades tecnológicas do mercado.

O marketing digital utiliza canais de comunicação multimédia ou interactivos, como por exemplo, a internet e a televisão interactiva para alcançar o seu publico alvo.
Na utilização da internet o acesso a páginas Web e e-mails são os veículos possíveis, enquanto na televisão através de canais interactivos é o meio possível.

Ao ritmo que este recurso de comunicação está avançar é fundamental para todas as organizações estarem presentes, correndo o risco se não o fizerem, perderem oportunidades que muitas vezes são irreversíveis.

Vendo a importância deste meio, muitos países incentivam a utilização deste meio como por exemplo Portugal, onde vários serviços do estado podem ser utilizados a partir de um simples computador. A compra de computadores são incentivados pelo estado através de diversas ajudas como por exemplo deduções de impostos, preços mais acessíveis e o acesso a operadores de internet mais simplificada e com uma concorrência menos cartelizada. Hoje em dia já existem indicadores que o acesso à internet é mais recorrente que a televisão.


A utilização do Marketing Digital facilita às organizações o processo de internacionalização sem que para isso tenham que despender de mais recursos financeiros, conseguindo atingir um maior numero de publico que qualquer outro meio convencional. Grandes organizações que dispõem de consideráveis recursos financeiros para comunicar em meios convencionais, observando a importância deste meio divulgam os seus produtos ou serviços com igual cuidado às campanhas “tradicionais”.

O exemplo mais mediático e recente foi a campanha levada a cabo pela candidatura de Barack Obama, até então nenhuma outra campanha política tinha investido tantos recursos em Marketing Digital.

As vantagens são diversos começando pelo contínuo crescimento de utilizadores de internet em todo o mundo, a comunicação pode ser global e com isso atingir milhões de utilizadores, com poucos recursos financeiros. Permite ter acesso a bases de dados fiáveis. Consegue-se disponibilizar mais informação aos clientes com mais facilidade, reduz intermediários, colocando o produto com preços mais competitivos.


Nas desvantagens destaca-se a dependência das redes digitais e do seu correcto funcionamento. Muitas vezes a mensagem pode ser confundida como SPAM onde hoje em dia já existem ferramentas para bloquear esse tipo de mensagem.



(fonte: www.icpg.com.br/hp/revista/download.exec.php?)

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