Marketing Tribal

O marketing tribal prefere uma relação mais pessoal entre a organização e o consumidor. A Empresa deve entrar na tribo de forma cuidadosa e partilhar a mesma linguagem, emoções e rituais”. (Cova, B., Kozinets, R., Shankar, A. (2007). Consumer Tribes. B.H. Catching).



Na finalidade o Marketing Tribal é uma forma de marketing que se sustenta na criação de grupos com interesses comuns, é uma forma muito personalizada de Marketing que seja capaz de reconhecer, compreender e de apreciar as necessidades de grupos específicos de consumidores. As organizações que intervêm neste mercado devem adaptar-se, propondo rituais que facilitem a agregação dos membros da “tribo”, e tudo isso passa por uma grande variedade de produtos ou serviços. A internet, os clubes e o multimédia móvel são instrumentos propícios para o desenvolver uma estratégia de Marketing adaptada a grupos que são identificadas.






As pessoas confiam num conhecido ou amigo que experimentou um produto, que pode mencionar as suas vantagens e que o aconselha por algum motivo. Não sendo exactamente a mesma coisa, no marketing tribal, há uma “tribo”, ou seja grupo de pessoas que partilham características semelhantes ou algum tipo de interesse semelhante, a quem é apresentado um produto que se sabe à partida que irá satisfazer os seus interesses e espalhar as vantagens do produto apresentado. Com isto, há a criação de comunidades, muito facilitada pelas novas tecnologias, em particular a internet, mas não apenas desta forma. Uma pessoa que faz parte desta comunidade têm acesso não só aos últimos produtos da empresa em questão, como também pode interagir com elementos da própria empresa destacados para este trabalho em particular, como com os membros do grupo, obtendo sugestões, ideias, conselhos, ou simplesmente comunicando com pessoas que partilham dos mesmos interesses, o que dá uma sensação de grupo e união.







Neste video podemos ver como se define o Marketing Tribal em relação ao "convencional"


Temos inúmeros exemplos de Marketing Tribal como os clubes de futebol, Sumolicos anónimos, mas vou destacar:





As vantagens no Marketing Tribal se bem conseguido são muitas é forma da organização não só consolidar o grupo de consumidores fiéis do produto ou serviço como também contribui para que essas mesmas pessoas sejam um veículo para a divulgação do mesmo, o que fará com que outras pessoas adquiram o produto ou o serviço. Isto significa para a organização, menos custos de comunicação se for bem implementado, maior fidelização ao produto ou serviço.

As desvantagens são sobre o inicio da aplicação desta técnica, porque é criada sobre uma moda que pode ser sazonal e rapidamente desaparecer dentando por terra todo o investimento realizado. A exigência da “tribo” sobre a organização é elevada, exigindo investimentos constantes de melhoria no produto ou serviço oferecido.




(Fonte: http://dn.sapo.pt/2005/04/13/media/sumolicos_marca_imprensa.html onte:htps://bdigital).ufp.pt/dspace/handle/10284/591)

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